Hortolândia é a cidade com menos vítimas fatais em acidentes de trânsito no Estado

Dados são do Infosiga e levam em conta municípios com mais de 200 mil habitantes

A criação da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura em 2017 foi o primeiro passo para a cidade retomar a intensificação das ações que preservam vidas no trânsito da cidade. Desde então, os números de acidentes viários dentro dos limites do município registram quedas expressivas, ano após ano. De acordo com dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), em 2024, Hortolândia foi a cidade com mais de 200 mil habitantes em todo o Estado que registrou o menor número de acidentes com vítimas fatais. Segundo o sistema, foram computadas oito mortes no período. 

“Nosso trabalho continua para zerarmos o número de acidentes com vítimas fatais nas vias de Hortolândia em 2025. Em 2022 já havíamos registrado queda de acidentes com mortes nas principais avenidas que, inclusive, são ligações para rodovias que cortam a cidade e até outros municípios. No mesmo ano, revisamos o plano de mobilidade urbana. Em 2021, cumprimos a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação ao baixo número de acidentes. Portanto, além das ações diárias como sinalização, atividades educativas, readequação de fluxo, instalação de radares redutores de velocidade, entre outras, os números apresentados agora são fruto de diversas ações que acontecem desde 2017”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.  

AÇÕES QUE SALVAM VIDAS

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, acontecem, periodicamente, mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões, reforço da sinalização de solo (em 2024 foram 20 mil metros quadrados), atividades educativas e investimentos na malha cicloviária.

META DA ONU CUMPRIDA EM HORTOLÂNDIA

Na comparação entre 2017 e 2021, houve uma redução de 79% nos acidentes com vítimas nas ruas e avenidas dentro dos limites do município. Com isso, a cidade cumpriu, naquele ano,  a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas)  na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

REVISÃO DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA

Em 2022, a revisão do Plano de Mobilidade Urbana de Hortolândia contou com diversas reuniões acerca de temas importantes para o futuro do tráfego na cidade.

“A troca de ideias, inclusive com fóruns em outros municípios, também continua e, assim, chegamos em consenso para continuarmos um trabalho conjunto que continuará a salvar vidas. Em 2024, debatemos novos planos com representantes de diversas cidades do Estado”, comenta Pereira.