Hortolândia é 1º lugar no ranking “Melhores Cidades Para Fazer Negócios” na área da Saúde

Prefeito Zezé Gomes destacou desempenho da cidade no evento de divulgação do ranking, na capital paulista, nesta terça-feira (10/12)

Hortolândia é destaque mais uma vez em âmbito nacional. O município ficou na 1ª posição do ranking “Melhores Cidades Para Fazer Negócios – Edição 2024” na área da Saúde. Os vencedores foram divulgados no Fórum Infraestrutura, Cidades e Investimentos, ocorrido na capital paulista, nesta terça-feira (10/12). O prefeito José Nazareno Zezé Gomes participou do evento, junto com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua, o secretário adjunto da pasta, Rodrigo Roberto Teixeira de Oliveira, e o secretário de Saúde, Dênis André José Crupe.

O ranking é elaborado pela empresa de consultoria de mercado Urban Systems, em parceria com a revista Exame. O ranking está disponível no site da empresa, por meio deste LINK.

De acordo com a empresa, o ranking foi feito a partir da análise de indicadores e dados de 319 municípios brasileiros com mais de 100.000 habitantes, de acordo com o Censo de 2022. Na edição deste ano, o ranking avaliou os municípios com base em sete setores econômicos: Agropecuária, Comércio, Educação, Indústria, Real Estate (Mercado Imobiliário), Saúde e Serviços.

O ranking é calculado por meio de uma metodologia de análise estatística denominada IQM (Índice de Qualidade Mercadológica), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para empresas, com base em dados como população, fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, dentre outros. O ranking é anual e lista as 100 melhores cidades do Brasil em cada um dos sete segmentos econômicos.

Na Saúde, o ranking ressalta a excelência técnica da rede municipal de saúde de Hortolândia. Cita também importantes reconhecimentos conquistados pela cidade na área, com destaque para o Selo Prata de Boas Práticas em HIV/AIDS recebido pelo CEI (Centro Especializado em Infectologia), órgão da Secretaria de Saúde.

A 1ª posição obtida por Hortolândia no ranking deste ano representa um grande crescimento em comparação ao ranking de 2023, no qual o município ficou na 61ª posição.

O prefeito Zezé Gomes destaca que a conquista da 1ª posição no ranking reflete a força de Hortolândia como polo de desenvolvimento. “Ser reconhecida como a melhor cidade do Brasil para fazer negócios na área da saúde, pela prestigiada Revista Exame, é um marco histórico para Hortolândia. Esse reconhecimento destaca não apenas os avanços na saúde, mas também a força do nosso município como polo de desenvolvimento. O ranking, que avalia diversos aspectos, tais como infraestrutura, educação e serviços, reforça a importância de estarmos sempre investindo em qualidade de vida, atração de empresas e geração de oportunidades. Esse título nos enche de orgulho e nos motiva a seguir trabalhando para fazer de Hortolândia uma cidade cada vez melhor para todos!”, salienta o prefeito.

VILA DA SAÚDE

Em matéria publicada em seu site (CLIQUE AQUI), a revista Exame também destaca as ações implementadas na Saúde pelo município que o colocaram no 1º lugar do ranking deste ano.

Apesar de ser um município relativamente novo com 33 anos, a matéria ressalta que Hortolândia ampliou o número de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de três para 17, em um período de 19 anos. O texto ainda destaca o Centro de Convivência Incluir, órgão da Secretaria da Saúde, inaugurado em junho deste ano.

Dentre os investimentos do município na Saúde, a matéria cita a Vila da Saúde, cuja implantação começou com a reinauguração da UBS Santa Clara, nesta segunda-feira (09/12). A Vila da Saúde irá concentrar diversos serviços de saúde numa mesma região.

Além da UBS Santa Clara, a Vila da Saúde é formada pelo Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas, central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Centro de Especialidades Médicas (CEM) e CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). O hospital e a central do SAMU já passaram por obras de reforma, modernização e ampliação. Já os prédios do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) ainda vão receber essas obras.

Além dos serviços já oferecidos por essas unidades, o projeto da Vila da Saúde  prevê a implantação de quatro novos órgãos: UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Centro de Referência da Saúde da Mulher.

A matéria ainda destaca um importante investimento na Saúde executado pela iniciativa privada. A empresa farmacêutica EMS inaugurou uma fábrica na cidade para a produção de medicamentos para obesidade e diabetes, em agosto deste ano. A inauguração contou com a presença do presidente Luiz Inacio Lula da Silva.

O secretário de Saúde, Dênis André José Crupe, destaca que a 1ª posição conquistada por Hortolândia é resultado do trabalho desenvolvido pelos servidores da rede municipal de Saúde. “O primeiro lugar em Saúde obtido pela cidade foi recebido com muita satisfação pelos servidores que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) de Hortolândia. Em especial por contar no estudo que a colocação foi fruto do ‘reconhecimento da excelência técnica de sua rede municipal de saúde’. Isso nos motiva a continuar trabalhando muito para evoluirmos ainda mais. Sempre sob o pensamento ‘cuidar das pessoas’ do prefeito Zezé Gomes”, salienta o secretário.

DESTAQUE EM OUTROS TRÊS SETORES

Além da área da Saúde, Hortolândia apareceu com destaque no ranking no setor de Comércio, no qual ficou na 11ª posição, mesmo resultado obtido no ranking de 2023.

Hortolândia ainda se destacou no ranking deste ano nos setores de Serviços (32ª posição), Indústria (36ª posição) e Mercado Imobiliário (38ª posição). Em comparação com o ranking do ano passado, a cidade apresentou crescimento expressivo nesses três segmentos. Em 2023, o município ficou na 78ª posição no setor Mercado Imobiliário, 39ª posição no setor Serviços e não figurou entre as 100 melhores cidades no setor Indústria.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua, a boa avaliação conquistada por Hortolândia no ranking deste ano é um fato que terá impacto positivo para a economia da cidade nos próximos anos.

“Esta notícia é muito importante para Hortolândia, em especial ter ficado na 1ª posição na área da Saúde. Tudo isso representa mais investimento, empregos e um ganho econômico que será refletido durante os próximos anos. Todo o conjunto de desenvolvimento, que vai desde o investimento em diversas áreas até as obras que a cidade realiza, é um atrativo que torna Hortolândia cada vez mais forte economicamente e cheia de oportunidade para as pessoas”, destaca o secretário.