Prefeitura de Hortolândia inicia ações da campanha “21 Dias de Ativismo”

Lançamento oficial está programado para 25 de novembro; Campanha alude ao mês da consciência negra e à luta pelo fim da violência contra a mulher

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta segunda-feira (11/11), as ações que integram a campanha “21 Dias de Ativismo: Nossa Voz, Nossa Vida”. A campanha intersetorial é promovida pela Prefeitura por meio dos esforços do Departamento da Mulher e Departamento de Direitos Humanos, ambos da Secretaria de Governo, com o apoio das secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, Educação e de Cultura. A campanha teve início com uma roda de conversa sobre racismo estrutural ministrada a aproximadamente 40 idosos atendidos pela UBS (Unidade Básica de Saúde) São Jorge.

Com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre o racismo e o combate à violência contra a mulher, a campanha “21 Dias de Ativismo” promoverá uma série de palestras, rodas de conversas e ações culturais em diversos equipamentos públicos da cidade, tais como Unidades Básicas de Saúde, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e em escolas da rede municipal de ensino. Os encontros abordarão temas como igualdade racial e de gênero, garantia de direitos humanos, além de estimular a troca de experiências e o diálogo com os participantes.

O lançamento oficial da campanha será realizado no dia 25 de novembro, no Museu Municipal de Hortolândia “Estação Jacuba”, na região central. A cerimônia de lançamento oficial terá depoimentos de representantes locais da luta pela igualdade racial e de gênero, além de contar com a presença de autoridades públicas.

O dia 25 de novembro também marcará mais uma edição da roda de conversa “Café das Pretas”. O encontro reunirá, no Palácio dos Migrantes “Paço Municipal Prefeito Angelo Augusto Perugini”, mulheres negras com destaque em vários segmentos da sociedade. O bate-papo estimulará o debate de temas como os desafios e conflitos da mulher preta na busca da ascensão profissional, participação política, situações diversas de racismo e fortalecimento da garantia de direitos.

A assessora responsável pelo segmento de Promoção de Igualdade Racial, Adriana Franco, analisa qual a expectativa da Prefeitura ao promover a campanha em diferentes equipamentos públicos da cidade. “O objetivo é sensibilizar as pessoas para que elas não apenas não sejam racistas, mas também sejam antirracistas. Por isso, também queremos sensibilizar as crianças, com palestras nas escolas, porque é no ambiente escolar que conseguimos ter um grande ativismo, para que estas crianças sejam multiplicadores. Não basta não ser racista, temos que estimular uma infância antirracista”, comenta Adriana Franco.

A diretora do Departamento da Mulher de Hortolândia, Josefa Teixeira, explica que um dos propósitos da campanha é divulgar os canais e equipamentos públicos que podem ser acionados pela população em situações de violação de direitos. “Nos 21 dias de ativismo, pretendemos fomentar o debate sobre violência de gênero e igualdade de direitos, promover a troca de experiências e propor a formação para uma sociedade mais justa e mais fraterna. Nossos encontros com público formado por crianças dos 5º anos, adolescentes e jovens,  mulheres, usuários de serviços e parceiros da sociedade civil possibilitará a divulgação dos serviços e redes de proteção de Hortolândia e maior envolvimento da população na luta pelos próprios direitos”, declara Josefa Teixeira.

Josefa explica, ainda, o mote adotado pela campanha na edição deste ano. “O tema escolhido ‘Nossa Voz, Nossa Vida’ tem como objetivo mostrar que muitas mulheres sofrem em silêncio por medo de represálias, pela dependência econômica, pelo amor que ainda sentem ou até pela pressão social. Elas são, muitas vezes, levadas a acreditar que a violência é uma “normalidade” ou uma “parte inevitável” do relacionamento. Este ciclo prende as mulheres em uma teia de medo e desesperança e, por isso, muitas das vezes falar sobre o assunto salva vidas, afirma.

O encerramento da campanha “21 Dias de Ativismo: Nossa Voz, Nossa Vida” está programado para o dia 10 de dezembro, data que celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos. O encerramento será realizado por meio de uma exposição artística promovida no Paço Municipal. A campanha “21 Dias de Ativismo” também realizará exposições no Shopping Hortolândia, ainda sem data definida.