Durante todo o mês de junho, Prefeitura de Hortolândia promoveu diversas ações sobre o tema
A campanha de conscientização Junho Violeta, que alerta a população sobre a violência contra a pessoa idosa, foi oficialmente encerrada nesta semana, no Palácio dos Migrantes – Paço Municipal “Prefeito Angelo Augusto Perugini”, com a apresentação de Literatura do Cordel do Grupo de Teatro Satropé, abordando sobre o respeito, sabedoria, dignidade e mostrando a valorização ao idoso. Durante todo o mês, diversas ações realizadas pela Prefeitura de Hortolândia pautaram assuntos acerca do tema, como por exemplo, o Dia “D” de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, no OAPE (Observatório Parque Escola), localizado no Jardim Santa Clara do Lago, onde aproximadamente 300 pessoas participaram.

Além disso, no Espaço Viva Mais, no Jardim Santa Clara do Lago e na Unidade Básica de Saúde, no Jardim Adelaide, foram realizadas palestras lúdicas e roda de conversa explicando as principais violências recebidas contra a pessoa idosa pelo Disque 100. Violência física, psicológica, institucional, negligência/abandono e violência financeira/patrimonial são os tipos mais registrados de maus tratos ao idoso. Além disso, foram entregues cartilhas de bolso contendo informações sobre os principais direitos da pessoa idosa, conforme o Estatuto do Idoso e dicas para um envelhecimento saudável, realizado pelo segmento da Pessoa Idosa.

“As ações do Junho Violeta reafirmam nosso compromisso com a dignidade e o respeito às pessoas idosas. Cada atividade realizada ao longo do mês foi pensada para conscientizar, informar e, acima de tudo, proteger. O combate à violência contra a pessoa idosa exige união, sensibilidade e atitude. Seguiremos firmes nessa luta todos os dias do ano”, explicou o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas, Heverton Silva.
