Idosos do Centro de Convivência da Melhor Idade de Hortolândia recebem vacina contra gripe

Ação promovida pela Prefeitura na manhã desta quinta-feira (10/04) imunizou 148 idosos

O público idoso é um dos mais suscetíveis a contrair gripe, em razão da sua condição de saúde mais frágil. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia realizou vacinação contra a doença em usuários do Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) – Unidade Remanso Campineiro, na manhã desta quinta-feira (10/04). De acordo com a Secretaria de Saúde, foram imunizados 148 idosos, quantidade que superou as expectativas da secretaria.

A ação integra a campanha de vacinação contra a gripe deste ano. A Prefeitura de Hortolândia iniciou a campanha na terça-feira passada (01/04). Diferentemente da data preconizada pelo governo do Estado e em outras cidades da região, Hortolândia saiu na frente e este ano antecipou o início da campanha.

No primeiro balanço da campanha, divulgado pela Secretaria de Saúde nesta semana, o município já imunizou mais de 1.600 pessoas.

Em Hortolândia, a campanha de vacinação contra a gripe é feita durante a semana, das 7h30 às 15h30, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Já em quatro unidades, as salas de vacinação funcionam em horário ampliado:

– UBSs Dom Bruno Gamberini / Rosolém / Santa Clara: 7h30 às 17h30

– UBS Figueiras: 7h30 às 18h30

PÚBLICOS-ALVOS

Na campanha deste ano, os públicos prioritários são:

– Crianças de seis meses a menos de seis anos de idade

– Gestantes

– Idosos com idade acima de 60 anos

A meta é imunizar 90% desses três públicos. A vacina contra a gripe já integra o Calendário Nacional de Vacinação deste ano para os três públicos.  

OUTROS PÚBLICOS

Na campanha deste ano também poderão receber a vacina contra a gripe os seguintes públicos:

– Puérperas

– Povos indígenas aldeados ou não

– Pessoas em situação de rua

– Trabalhadores da Saúde

– Trabalhadores da Educação

– Profissionais das Forças Armadas, de salvamento e de segurança

– Pessoas com deficiência permanente

– Caminhoneiros

– Profissionais do transporte coletivo

– Trabalhadores portuários

– Trabalhadores do Correios

– População privada de liberdade

– Funcionários do sistema prisional

– Portadores de comorbidade

VACINA TRIVALENTE

A Secretaria de Saúde reforça que a vacina é trivalente, ou seja, imuniza contras as três cepas do vírus da gripe: H1N1 e H3N2 (ambas da Influenza tipo A) e a linhagem Victoria (Influenza tipo B).

A secretaria salienta ainda que a vacina é segura e tem eficácia para reduzir a taxa de hospitalização justamente por causa da doença. Quem for se imunizar contra a gripe, pode receber outras vacinas no mesmo dia.

DIA D

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o Ministério daa Saúde sinaliza que a data para o “Dia D” da campanha possa ser em 10/05. Por ser véspera do Dia das Mães, o governo do Estado cogita a possibilidade de realizar o Dia D em outra data, ainda a ser definida.